Gerente de Aluguel ou Chefe Freelancer - Você poderá ser um deles!

Chefe freelancer: saiba como funciona a gestão interina
Contratar um profissional sênior por tempo pré-determinado pode ser uma boa alternativa em algumas situações, mas há riscos e é preciso cuidados. Entenda;

São Paulo - Durante o verão de 2011, as enchentes que devastaram Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, atingiram a unidade de produção da fabricante de lingeries Triumph, causando danos ao maquinário e prejuízos para a empresa. Muitos dos funcionários da companhia tiveram suas casas invadidas pela água e ficaram desalojados. Não bastassem todos esses acontecimentos, a empresa ainda foi surpreendida pela demissão do responsável por sua área de recursos humanos.
A Triumph se viu então diante de um impasse: ela precisava de um profissional experiente e que conseguisse administrar a crise e dar o devido suporte aos trabalhadores afetados, mas a situação financeira não permitia altos investimentos.

Treinar um funcionário da empresa para ocupar o cargo vago também estava fora de cogitação, pois não havia tempo. A solução encontrada foi a contratação de um gestor interino: um executivo experiente com um contrato que tinha data para terminar.  

A prática de gestão interina (ou interim management, no termo em inglês) é muito comum fora do Brasil e tem conquistado adeptos por aqui. Basicamente, a ideia consiste em contratar um executivo com experiência longa para períodos ou projetos pré-definidos, uma espécie de freelance sênior. 

Ela pode ser eficiente em casos de urgência e crise (como o da Triumph), na cobertura de vagas abertas e preparação de sucessão, em processos de profissionalização de empresas familiares ou até mesmo quando a companhia pretende criar uma nova unidade de negócios mas, ao mesmo tempo, precisa manter a equipe dedicada ao seu core business. Outra situação em que é comum a atuação de um líder interino é a cobertura de licença-maternidade de executivas.  

Segundo Donizetti Moretti, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo e  gestor interino há quatro anos, o processo dura em média seis meses e não é recomendável que ultrapasse o período de um ano e meio, para não perder a característica de passageiro. A atividade não deve, porém, ser confundida com consultoria. Nela, o executivo deve atuar ativamente, e não apenas aconselhar e orientar. 

No caso de Moretti, ao trabalhar para uma companhia durante um certo um período de tempo, ele não cria vínculos trabalhistas com ela. Isso porque o executivo é funcionário de uma empresa que reúne gestores interinos, a Eksper. O contrato, portanto é de prestação de serviço entre as duas organizações. Entretanto, há profissionais que trabalham interinamente por conta própria.

Na Triumph, onde a gestão interina durou quatro meses, a estratégia funcionou.  "Foi um sucesso absoluto. A grande vantagem foi que o executivo não precisou de muito tempo para se adaptar e conseguiu entregar resultados a curto prazo. Conseguimos normalizar todo o apoio que o RH precisava dar às pessoas que trabalhavam na fábrica; conseguimos propor uma nova estrutura para a área e selecionar uma pessoa fixa para a vaga", conta João Gomes da Silva, presidente da companhia para a América Latina. 
Os riscos e os cuidados

Para garantir que o executivo terá a experiência necessária para conseguir compreender rapidamente os negócios da companhia, Moretti recomenda que os profissionais alocados sejam mais experientes do que a necessidade da empresa exige. Por exemplo: para atuar interinamente em um cargo de especialista, ele recomenda um profissional que já foi gerente; e para um cargo de gerência, alguém que já foi diretor. "Isso possibilita uma maior velocidade da compreensão dos negócios e da própria cultura da empresa", defende. 

Segundo o professor Pedro Zanni, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), a gestão interina pode ser uma opção eficiente até mesmo em cargos de presidência, desde que se tome mais alguns cuidados.

O primeiro deles é deixar claro que a atuação daquele profissional na empresa terá data para terminar –  e quando isso irá acontecer. "Uma gestão interina sem horizonte de transição só gera incerteza", afirma. 

Em segundo lugar, de acordo com o professor, é preciso que se deixe claro como ocorrerá o processo de sucessão daquele executivo. "Alguém de dentro da empresa será treinado para ocupar o cargo? Haverá seleção? Se sim, ela será interna ou externa? É preciso passar a segurança de que aquilo é um processo planejado", diz. Segundo ele, a falta de transparência nesses casos pode ocasionar disputas internas pelo poder na empresa, o que não é nada saudável. 

As expectativas da organização quanto à atuação do executivo interino também precisam estar bem definidas. "Ele tem que saber o que se espera que ele faça, qual será o plano de trabalho, que objetivos ele deve cumprir", afirma Zanni. 

Além disso, é necessário que o gestor prepare bem a equipe para dar continuidade aos seus projetos depois que ele deixar a empresa. "Ele também não pode tomar decisões que apresentem resultados no curto prazo, mas que comprometam a companhia no longo, como por exemplo, cortar muito os custos e, com isso, minar as relações com os fornecedores", diz o professor.

fonte: Portal Exame: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/chefe-freelancer-saiba-como-funciona-a-gestao-interina?page=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamento do Livro Fotos Antigas de Santo André - Pessoas, carros e lugares. Imagens Inéditas e Inesquecíveis da Cidade de Santo André!

Menores de 18 anos tem isenção de taxa para pedidos de cidadania portuguesa e os processos são mais rápidos em Portugal.

Um 2019 com muito brilho nos olhos!

Visitantes