Expectativa + Satisfação + Entusiamo + Realidade = Resiliência!

Expectativa + Satisfação + Entusiamo + Realidade, igual a Resiliência!
Em uma de nossas palestras, tratamos da diferença entre a Expectativa e a Satisfação em realizar alguma coisa já planejada.
Como todos sabemos, mas poucos admitem, é meramente impossível atingir a satisfação plena, em função alta expectativa que colocamos em tudo que fazemos.

Explicando melhor através de exemplo: 
 "Uma pessoa, depois de anos de estudo, é considerada fluente no idioma inglês. Obtém todos os certificados de proficiência da língua e também muitos elogios. Com base nisso decide fazer um curso de pós-graduação em uma renomada universidade nos Estados Unidos, considerando que é plenamente capaz e criando uma expectativa de 100% de sucesso. 
Já nas primeiras aulas, ele encontra barreiras na comunicação, percebendo que sua expetativa está frustrada, comparando-a entre o que esperava e o que está se realizando, gerando então uma desmotivação ou melhor, um desanimo pessoal, que poderá acarretar um desvio de rumo ou até abandono do objetivo inicial pela incapacidade encontrada."

Os que conseguem absorver este tipo de impacto negativo são aqueles que normalmente atingem aos seus objetivos, mesmo que para isso tenham que contornar as formas e as maneiras planejadas.
Isto é chamado de Resiliência! Que é a capacidade do ser humano de encontrar forças nos obstáculos, entender o problema e transformá-lo em um ponto de apoio para atingir ao sucesso.

O primeiro quadro, extraído do conteúdo de nossa palestra "O que eu faço para dar certo?", identifica que a Satisfação é o resultado entre a divisão percentual de sua Experiencia pela sua Expectativa. Quanto maior a Expectativa, menor a Satisfação.
No segundo quadro (autoria desconhecida - imagem da internet) ilustra fielmente a diferença entre a expectativa e a realidade.Então, concluímos que a palavra Resiliência representa muito mais que podemos imaginar e menor do que podemos realizar.
Pense nisso! O mundo corporativo e o mundo em que vivemos está precisando cada vez mais....

Luciano Malpelli
Consultor Aporthe Consultoria e Treinamentos Empresariais
Goiânia - 10/2015  


Arte:Luciano Malpelli - Palestra "O que eu faço para dar certo?" 09-2015


Arte: Imagem da internet e autoria desconhecida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamento do Livro Fotos Antigas de Santo André - Pessoas, carros e lugares. Imagens Inéditas e Inesquecíveis da Cidade de Santo André!

Projeto Social da APORTHE Consultoria foi "case" de sucesso em fórum goiano.

Menores de 18 anos tem isenção de taxa para pedidos de cidadania portuguesa e os processos são mais rápidos em Portugal.

Visitantes