Gerente de Aluguel ou Chefe Freelancer - Você poderá ser um deles!

Chefe freelancer: saiba como funciona a gestão interina
Contratar um profissional sênior por tempo pré-determinado pode ser uma boa alternativa em algumas situações, mas há riscos e é preciso cuidados. Entenda;

São Paulo - Durante o verão de 2011, as enchentes que devastaram Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, atingiram a unidade de produção da fabricante de lingeries Triumph, causando danos ao maquinário e prejuízos para a empresa. Muitos dos funcionários da companhia tiveram suas casas invadidas pela água e ficaram desalojados. Não bastassem todos esses acontecimentos, a empresa ainda foi surpreendida pela demissão do responsável por sua área de recursos humanos.
A Triumph se viu então diante de um impasse: ela precisava de um profissional experiente e que conseguisse administrar a crise e dar o devido suporte aos trabalhadores afetados, mas a situação financeira não permitia altos investimentos.

Treinar um funcionário da empresa para ocupar o cargo vago também estava fora de cogitação, pois não havia tempo. A solução encontrada foi a contratação de um gestor interino: um executivo experiente com um contrato que tinha data para terminar.  

A prática de gestão interina (ou interim management, no termo em inglês) é muito comum fora do Brasil e tem conquistado adeptos por aqui. Basicamente, a ideia consiste em contratar um executivo com experiência longa para períodos ou projetos pré-definidos, uma espécie de freelance sênior. 

Ela pode ser eficiente em casos de urgência e crise (como o da Triumph), na cobertura de vagas abertas e preparação de sucessão, em processos de profissionalização de empresas familiares ou até mesmo quando a companhia pretende criar uma nova unidade de negócios mas, ao mesmo tempo, precisa manter a equipe dedicada ao seu core business. Outra situação em que é comum a atuação de um líder interino é a cobertura de licença-maternidade de executivas.  

Segundo Donizetti Moretti, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo e  gestor interino há quatro anos, o processo dura em média seis meses e não é recomendável que ultrapasse o período de um ano e meio, para não perder a característica de passageiro. A atividade não deve, porém, ser confundida com consultoria. Nela, o executivo deve atuar ativamente, e não apenas aconselhar e orientar. 

No caso de Moretti, ao trabalhar para uma companhia durante um certo um período de tempo, ele não cria vínculos trabalhistas com ela. Isso porque o executivo é funcionário de uma empresa que reúne gestores interinos, a Eksper. O contrato, portanto é de prestação de serviço entre as duas organizações. Entretanto, há profissionais que trabalham interinamente por conta própria.

Na Triumph, onde a gestão interina durou quatro meses, a estratégia funcionou.  "Foi um sucesso absoluto. A grande vantagem foi que o executivo não precisou de muito tempo para se adaptar e conseguiu entregar resultados a curto prazo. Conseguimos normalizar todo o apoio que o RH precisava dar às pessoas que trabalhavam na fábrica; conseguimos propor uma nova estrutura para a área e selecionar uma pessoa fixa para a vaga", conta João Gomes da Silva, presidente da companhia para a América Latina. 
Os riscos e os cuidados

Para garantir que o executivo terá a experiência necessária para conseguir compreender rapidamente os negócios da companhia, Moretti recomenda que os profissionais alocados sejam mais experientes do que a necessidade da empresa exige. Por exemplo: para atuar interinamente em um cargo de especialista, ele recomenda um profissional que já foi gerente; e para um cargo de gerência, alguém que já foi diretor. "Isso possibilita uma maior velocidade da compreensão dos negócios e da própria cultura da empresa", defende. 

Segundo o professor Pedro Zanni, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), a gestão interina pode ser uma opção eficiente até mesmo em cargos de presidência, desde que se tome mais alguns cuidados.

O primeiro deles é deixar claro que a atuação daquele profissional na empresa terá data para terminar –  e quando isso irá acontecer. "Uma gestão interina sem horizonte de transição só gera incerteza", afirma. 

Em segundo lugar, de acordo com o professor, é preciso que se deixe claro como ocorrerá o processo de sucessão daquele executivo. "Alguém de dentro da empresa será treinado para ocupar o cargo? Haverá seleção? Se sim, ela será interna ou externa? É preciso passar a segurança de que aquilo é um processo planejado", diz. Segundo ele, a falta de transparência nesses casos pode ocasionar disputas internas pelo poder na empresa, o que não é nada saudável. 

As expectativas da organização quanto à atuação do executivo interino também precisam estar bem definidas. "Ele tem que saber o que se espera que ele faça, qual será o plano de trabalho, que objetivos ele deve cumprir", afirma Zanni. 

Além disso, é necessário que o gestor prepare bem a equipe para dar continuidade aos seus projetos depois que ele deixar a empresa. "Ele também não pode tomar decisões que apresentem resultados no curto prazo, mas que comprometam a companhia no longo, como por exemplo, cortar muito os custos e, com isso, minar as relações com os fornecedores", diz o professor.

fonte: Portal Exame: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/chefe-freelancer-saiba-como-funciona-a-gestao-interina?page=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamento do Livro Fotos Antigas de Santo André - Pessoas, carros e lugares. Imagens Inéditas e Inesquecíveis da Cidade de Santo André!

Projeto Social da APORTHE Consultoria foi "case" de sucesso em fórum goiano.

Menores de 18 anos tem isenção de taxa para pedidos de cidadania portuguesa e os processos são mais rápidos em Portugal.

Visitantes