10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões, do Santo Anjo da Guarda de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Hoje, dia 10 de Junho, Portugal comemora o Dia de Portugal, assim como também são comemorados os Dia de Camões, do Dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal (ou Anjo da Paz) e o Dia das Comunidades Portuguesas.

Um pouco da história sobre estas datas comemorativas:

  • O Dia de Portugal é comemorado em diversas cidades, inclusive no Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo. Sendo este um país que já foi uma colônia de Portugal, onde vivem muitos milhões de luso-descendentes e hoje em dia muitos milhares de portugueses, o Dia de Portugal é comemorado por todo o território do Brasil. Em 2017, as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, decorreram em Portugal na cidade do Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e de São Paulo. Depois de Paris em 2016, esta foi a segunda vez que as comemorações oficiais decorreram em 2 ou mais cidades diferentes, sendo uma delas fora de Portugal.
Monumento ao Anjo da Paz, ou Anjo de Portugal, em Fátima.
  • Dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal (Anjo da Paz). A pedido do rei D. Manuel I de Portugal, o Papa Júlio II instituiu em 1504 a festa do «Anjo Custódio do Reino» cujo culto já seria antigo em Portugal. O pedido terá sido feito ao papa Leão X e este autorizou a sua realização no terceiro Domingo de Julho.[8] A sua devoção quase desapareceu depois do séc. XVII, mas seria restaurada mais tarde, em 1952,
    quando mandada inserir no Calendário Litúrgico português pelo Papa Pio XII, para comemorar o Dia de Portugal no 10 de Junho. Terá surgido pela primeira vez na Batalha de Ourique, e a sua devoção deu uma tal vitória às forças de D. Afonso Henriques sobre os invasores muçulmanos que lhe deu a oportunidade de autoproclamar-se rei de Portugal. Nas suas Memórias, a Irmã Lúcia contou ainda que, entre abril e outubro de 1916, nas aparições de Fátima, teria já aparecido um anjo aos três pastorinhos, por três vezes, duas na Loca do Cabeço, no lugar dos Valinhos, e outra junto ao poço do quintal de sua casa, chamado o Poço do Arneiro, no lugar de Aljustrel, em Fátima, convidando-os à oração e penitência, e afirmando ser o "Anjo da Paz, o Anjo de Portugal".

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas são celebradas por todo o país, mas só as Comemorações Oficiais são presididas pelo Presidente da República e muitas outras grandes individualidades como o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-ministro, os Ministros, os Embaixadores e outras personalidades. As comemorações envolvem diversas cerimônias militares, exposições, concertos, cortejos e desfiles, além de uma cerimônia de condecorações feita pelo Presidente da República, este ano de 2020 prejudicadas pela pandemia, apesar de Portugal já estar em desconfinamento. Com isto, haverá comemoração reduzida.


  • A data 10 de Junho é também o Dia de falecimento de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Anjo Custódio de Portugal, o Dia da Língua Portuguesa.

A Aporthe Cidadania Portuguesa comemora junto com toda a Comunidade Portuguesa, no Brasil, em Portugal e no mundo!

Fale conosco: 
Email: aporthe.consult@gmail.com
WhatsApp: +55(19)99699-5444
Instagram e Facebook: @aporthe.cidadaniaportuguesa

*foto Santo Anjo e conteúdo: pt.wikipedia.org e redes sociais em 10/06/2020. 11hs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamento do Livro Fotos Antigas de Santo André - Pessoas, carros e lugares. Imagens Inéditas e Inesquecíveis da Cidade de Santo André!

Aporthe Social divulga os resultados da parceria com a ONG Projeto Realize - 2º Semestre/2017.

Lei de Nacionalidade Portuguesa 37/81 volta à discussão dia 02/outubro no Parlamento Português

Visitantes